Fechar
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99 Campeche, Florianópolis - SC
(48) 9106-0710 contato@minhocario.eco.br

Benefícios do húmus, o melhor adubo de todos!

Vermicompostagem ou compostagem com minhocas é o processo em que estes animais ajudam na transformação dos resíduos orgânicos em adubo.

Certas espécies de minhocas, principalmente a chamada Vermelha da California ou minhocas californianas, são adaptadas à decomposição de resíduos orgânicos provenientes da alimentação humana como restos e cascas de frutas, borra de café, talos e folhas de verduras e legumes, entre outros.

A partir da ingestão destes resíduos, as minhocas possuem a capacidade de transformá-los em húmus – um adubo de excelente qualidade contendo nutrientes solúveis em água que podem ser utilizados como fertilizante orgânico e condicionador de solos

Benefícios do Húmus de minhocas para o solo:

– Melhora a aeração do solo;
– Enriquece o solo com micro-organismos;
– Melhora a capacidade de retenção de água;
– O húmus atrai outros animais benéficos presentes nas camadas mais profundas do solo;
– É rico em ácidos húmicos, que condicionam o solo e contribui para equilíbrar o pH reduzindo a acidez do solo;
– Melhora a reciclagem de nutrientes

IMAGEM4

Benefícios do Húmus de minhocas para o crescimento das plantas:

– Melhora a germinação, o crescimento das plantas e produtividade da cultura
– Melhora o crescimento e estrutura das raizes;
– Enriquece o solo com micro-organismos
– Fornece nutrientes essenciais para as plantas e ajuda na supressão de doenças;
– Contêm os principais minerais necessários para o crescimento das plantas tendo 5 vezes mais nitrogênio, 7 vezes mais fósforo e 11 vezes mais potássio do que o solo comum.
Com um minhocário caseiro você irá produzir húmus e biofertilizante (chorume) em sua casa a partir dos resíduos orgânicos como cascas de frutas, talos e folhas de verduras e legumes, grãos, sementes, borra de café e chás, entre outros!

Utilize o húmus (composto sólido) produzido em seu minhocário colocando um “punhado” deste húmus diretamente no solo ao redor do “pé” da planta. Para isso você pode utilizar uma pazinha, uma colher ou as próprias mãos. Repita este procedimento periodicamente (a cada 2 ou 3 meses). Após a plicação regue o solo.

O Biofertilizante (composto líquido) produzido em seu minhocário também pode ser utilizado em todos os tipos de plantas. Para isso você deve diluir este composto na proporção 10 partes de água para 1 uma parte do biofertilizante. Regue sua horta, plantas de vasos, gramados e jardins com este composto a cada 5 a 10 dias dependendo da planta.

humus

O que fazer com os excessos de húmus e biofertilizante?

A primeira opção é doar estes valiosos compostos aos amigos e vizinhos. Eles vão adorar!
Caso não seja possível a segunda opção pode ser a utilização destes em áreas verdes como praças e parques aplicando-os em gramados e jardins destes locias. A terceira e/ou última opção seria descartar o composto sólido para a coleta pública de resíduos. Para isso, acondicione o composto sólido em uma sacola transparente e coloque uma etiqueta identificando-a como “humus de minhocas”. O Biofertilizante liquido pode ser descartado diretamente no vaso sanitário de sua casa (lembre-se que esta deve ser a última alternativa!).



Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. campos requeridos estão marcados *

Phone: (48) 9106-0710
Fax: (cel) (48) 9106-0710
Campeche, Florianópolis - SC
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99