Fechar
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99 Campeche, Florianópolis - SC
(48) 9106-0710 contato@minhocario.eco.br

A vermicompostagem e o minhocário como uma ferramenta de educação

A compostagem com Minhocas – Vermicompostagem

Humus

A Vermicompostagem é o termo técnico utilizado para descrever o processo de decomposição de resíduos orgânicos com a presença de minhocas. este processo visa converter a matéria orgânica em um excelente adubo, reconhecido como húmus.

O húmus, produto final da decomposição dos resíduos orgânicos pelas ação das minhocas, é um excelente adubo pois apresenta diversas características positivas ao solo. Conheça mais sobre os benefícios do húmus aqui: link do último post.

Atualmente a produção do húmus vem tomando uma importância muito grande devido ao melhoramento da fertilidade que este confere de volta aos solos degradados pela agricultura predatória e outras atividades que tratam de exaurir as propriedade naturais e benéficas do solo.

Diante desta necessidade, nos últimos anos tem surgido técnicas diversificadas de vermicompostagem que podem ser aplicadas tanto em ambientes rurais como também urbanos.

O minhocário caseiro – Composteira doméstica

Biofert

O Minhocário Caseiro é um sistema de vermicompostagem doméstica que vem sendo largamente utilizado em diversas lugares do mundo para dar destino adequado aos resíduos orgânicos e produzir adubo no meio urbano. A eficiência e praticidade são características que possibilitam o uso do minhocário caseiro em ambientes internos e externos como apartamentos, salas de aula, escritórios e outros.

Com um minhocário caseiro é possível reduzir em até 70% o lixo colocado para fora de casa e desta forma contribuir para uma cidade mais limpa e ecológica.

O sistema e composto por caixas plásticas encaixadas na vertical, minhocas e terra.

As caixas superiores contém pequenos furos na base que servem de passagem para as minhocas e para escoar o líquido proveniente da compostagem. A caixa do topo receberá os alimentos e quando estiver cheia troca de posição
com a caixa do meio. Este ciclo se repete até seja preciso a retirada do excesso de húmus.

A caixa inferior, da base, irá coletar o líquido biofertilizante, excelente adubo líquido que pode ser utilizado na rega do solo ou borrifado na folhas.

No minhocário são colocados os resíduos orgânicos produzidos no lar, como:

  • frutas;
  • legumes e verduras;
  • cascas de ovos;
  • alimentos cozidos (poucas proporções);
  • ervas;
  • borra de café;
  • grãos;
  • filtros de papel, etc

Minhocário Caseiro como ferramenta de educação

Além de um sistema que possibilita dar a destinação ambientalmente adequada aos resíduos orgânicos em ambientes domésticos, os minhocários caseiros possuem uma função pedagógica muito interessante. Podem ser utilizados em todos os graus de ensino desde o jardim de infância até a universidade.

Na escolas os professores podem abordar uma variedade de assuntos com os minhocários. A decomposição dos resíduos, a ciclagem de nutrientes, teia alimentar do solo, biologia de invertebrados são os temas mais comuns. Ter um minhocário dentro da sala de aula pode proporcionar aos alunos o manejo prático da composteira e fazerem suas próprias observações estimulando habilidades manuais e cognitivas.

Schoolsmile

 

A Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos possui um programa de extensão universitária de vermicompostagem. O programa atende escolas e comunidades através de visitas e geração de conteúdo produzido por estudantes pesquisadores da própria universidade. Vale a pena conhecer este trabalho: http://www.bae.ncsu.edu/topic/vermicomposting/

Charles Darwin, famosos naturalista britânico que escreveu o livro “A origem das espécies” foi uma grande estudioso dos organismos do solos, principalmente pelo papel que as minhocas exercem na formação do solo. Este estudo culminou na publicação de um livro cujo o título é “A formação dos solos através da ação das minhocas. Com observações em seu habitat natural”.



Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. campos requeridos estão marcados *

Phone: (48) 9106-0710
Fax: (cel) (48) 9106-0710
Campeche, Florianópolis - SC
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99