Fechar
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99 Campeche, Florianópolis - SC
(48) 9106-0710 contato@minhocario.eco.br

Quais os ambientes favoráveis para um minhocário?

Existem muitos tipos de minhocários feitos com baldes, com caixas plásticas, de madeira, feito com tambores plásticos grandes, etc. O tipo do minhocário, ou seja, seu formato e composição do material dos recipientes será determinante para definir o tipo de manejo que será feito e o local mais favorável para ser instalado, visando o bom funcionamento e consequentemente uma boa compostagem.

Exemplos de Minhocários

Exemplos de Minhocários

Neste post trataremos dos minhocários caseiros, que são os tipos mais comuns, compostos por caixas plásticas, terra e minhocas californianas.

Este tipo de minhocário, feito de caixas plásticas rígidas, deve ser mantido sempre em local sombreado, evitando que os raios de sol o alcancem diretamente e torne o ambiente interno da composteira quente e abafado.

Minhocário caseiro

Minhocário caseiro

Esta situação força as minhocas e reduzirem seu metabolismo e diminuir o ritmo da compostagem e em casos extremos pode matar as minhocas. Alguns pequenos furos nas laterias das caixas e sobre a tampa ajudam este modelo de minhocário a transpirar melhor entretanto isso não irá evitar que o minhocário sobreaqueça estando sob o sol.

Sendo assim, os ambientes mais frios e arejados como cozinhas (nem todas), áreas de serviço/lavanderias e garagens e quintais com coberturas, serão sempre uma ótima escolha para alocar o minhocário em sua casa. Estes locais irão fornecer conforto térmico às minhocas e circulação de ar dentro da composteira.

Entretanto, caso você não tenha a possibilidade ou intenção de manter seu minhocário em ambiente interno você terá de encontrar um espaço externo adequado para acomodá-lo, como por exemplo, no jardim ou laterais da casa. No jardim, procure os locais mais úmidos e protegidos do sol, como por exemplo, sob a copa bem “fechada” de uma árvore. Se não tiver árvores você deverá providenciar algum tipo de cobertura como uma chapa de madeira, por exemplo, mas que ultrapasse ao menos 30 cm para cada lado do minhocário. Na lateral da casa, encontre o lado que recebe menor incidência do sol e o mantenha sob o beiral do telhado, isso será suficiente. Tendo o minhocário em áreas externas é possível que você tenha que movimentá-lo acompanhando o “caminho” do sol durante as estações do ano.

Minhocário localizado na cozinha

Minhocário localizado na cozinha

Muitas pessoas perguntam se o minhocário pode tomar chuva. Isso porque as vezes, mesmo em locais contendo cobertura, a chuva aliada à ação de ventos fortes podem atingir a composteira. No geral, é bom evitar que a composteira tome chuva diretamente e venha a tornar o composto excessivamente úmido. Muita chuva também pode diluir demais o biofertilizante acumulado na caixa da base e torná-lo menos eficiente quando aplicado nas plantas.

Vale lembrar também que é importante alocar o minhocário o mais próximo possível à fonte de geração dos resíduos orgânicos (cozinha), tornando o manuseio do minhocário uma tarefa fácil e prática.



2 Comentários

  • Ana Sisu Posted 28 de janeiro de 2017 14:04

    Posso ter um minhocário em apartamento?

    • Alex Iabrude Posted 5 de setembro de 2017 18:26

      Olá, aí vai a resposta (quase um ano depois da pergunta) desculpe por isso!

      Sim, não só pode como deve ter um minhocário no apartamento:) o minhocário pode utilizado tanto em ambientes internos como em ambientes externos. É uma ótima solução para dar destinação adequada aos resíduos orgânicos domésticos.
      Seguimos em contato!

Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. campos requeridos estão marcados *

Phone: (48) 9106-0710
Fax: (cel) (48) 9106-0710
Campeche, Florianópolis - SC
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99