Fechar
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99 Campeche, Florianópolis - SC
(48) 9106-0710 contato@minhocario.eco.br

Sem cheiro ruim e animais indesejados!

Compostar é destinar da maneira correta

Muita gente associa a compostagem, caracterizada pela decomposição biológica de

Qual o melhor destino para os resíduos orgânicos, composteira ou lixão?

resíduos animais e vegetais, a um processo que gera mau cheiro e atrai animais vetores de doenças como ratos, baratas, moscas e outros. Deve se dizer, porém, que o processo da compostagem vem justamente com a intenção oposta, como uma prática de saneamento. O objetivo da compostagem é destinar adequadamente os resíduos orgânicos evitando assim diversos impactos socioambientais provenientes do descarte inadequado. A fração orgânica no total de lixo gerado no país é em torno de cinquenta por cento (50%), conferindo a maior representatividade dos orgânicos entre os tipos de resíduos sólidos urbanos (RSU). Partindo deste pressuposto podemos concluir que o reaproveitamento da maior parte possível destes resíduos provém grande contribuição para problemática do lixo como um todo.

Sem compostagem, os resíduos orgânicos geram problemas ambientais e de saúde pública

Grande parte dos resíduos orgânicos gerados nas cidades do Brasil não são “desviados” a um sistema adequado de decomposição e acabam nos aterros sanitários onde geram líquidos e gases poluidores ou são descartados em terrenos baldios, lixões ou ruas da cidade e desta forma atraem animais vetores de doenças (ratos, baratas, cachorros, gatos, moscas, e outros) em busca de alimento.

Diversos animais são atraídos pela fração orgânica presente no lixo doméstico

Desviar os orgânicos do lixo comum é simples!

O primeiro passo para evitar que os resíduos orgânicos sejam promotores dos problemas expostos acima é a segregação, ou seja, separar estes resíduos (restos de comida, grãos e sementes, cacas, talos, folhas, filtro e borras de café e ervas,) dos outros tipos de resíduos (recicláveis, rejeitos, etc). Este é um hábito daqueles que parece bem anormal no início e depois de algum tempo torna-se um costume espontâneo pela simplicidade e prazeroso porque nos sentimos bem quando sabemos que estamos fazendo algo bom para todos.

Tendo estes resíduos separados é importante lembrar que o acondicionamento é um fator importante. Bombonas e potes contendo tampa são fundamentais para manter os resíduos sob controle e fora do alcance de animais.

Potes de sorvete podem ser reutilizados para esta finalidade.

Potes de sorvete podem ser reutilizados para esta finalidade.

Composteiras domésticas 

Depois da separação dos resíduos orgânicos estes deverão ir à composteira. Através de composteiras domésticas todos podem reaproveitar os resíduos orgânicos gerados no próprio lar e colher os benefícios desta simples e nobre atitude.

Composteira de jardim

Composteira de jardim

Quando os resíduos são compostados no mesmo local onde foram gerados, nós estamos ajudando a economizar recursos naturais empregados nas operações de coleta, transporte e destinação final envolvidas no sistema público de destinação de resíduos. Além disso, produz-se adubo que incentiva o plantio de vegetais ornamentais ou comestíveis.

Plantas são decorativas e podem servir de alimentos.

Plantas são decorativas e podem servir de alimentos.

Minhocário Caseiro – Simples Compostagem

As composteiras domésticas do tipo minhocário caseiro possuem grande aceitação e são utilizadas em diversas partes do mundo. São sistemas super fáceis de manuseio que podem transformar os resíduos orgânicos em um adubo de excelente qualidade, sem cheiro ruim e sem animais indesejados. O sistema é controlado pois é feito com caixas plásticas rígidas e recicláveis e acelerado pela presença de minhocas californianas da espécie Eisenia fetida.

Sistema simples, ecológico e eficiente ao lado minhocas californianas - especiais para compostagem

Sistema simples, ecológico e eficiente ao lado minhocas californianas – especiais para compostagem

No Minhocário é só colocar os resíduos orgânicos e cobrir com serragem (de preferência) e pronto.

Resíduos no minhocário sem e com serragem cobrindo.

Resíduos no minhocário sem e com serragem cobrindo.

Os resíduos vão ser transformados em húmus de minhocas e em biofertilizante líquido que pode ser utilizado para regar todos os tipos de plantas. Outra característica vantajosa do minhocário caseiro é a sua durabilidade, podendo ser utilizado de maneira ininterrupta por longos anos a fio. E ainda pode ser levado junto se um dia você mudar de casa.

 

 



Adicionar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. campos requeridos estão marcados *

Phone: (48) 9106-0710
Fax: (cel) (48) 9106-0710
Campeche, Florianópolis - SC
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99