Fechar
Servidão Dionízio Raphael Ignácio, 99 Campeche, Florianópolis - SC
(48) 9106-0710 contato@minhocario.eco.br
Devo encher a caixa superior (que está em uso) até a borda?

Não, não se deve encher a caixa até a borda. Sempre deixar dois a três dedos de espaço entre os resíduos e o limite da borda.  Isto irá favorecer a circulação de ar dentro da composteira.

Como adicionar os resíduos orgânicos no minhocário?

Acondicione uma determinada quantidade de resíduos orgânicos em um pote de sorvete, baldinho com tampa ou outro recipiente.  Corte os resíduos orgânicos em pedaços menores.  Coloque estes resíduos diretamente em seu minhocário. Espalhe um pouco para que os resíduos não fiquem totalmente amontoados. Faça uma cobertura sobre os resíduos utilizando material seco como, por exemplo, serragem em cavaco (pequenas e finas lascas de madeira). Coloque a serragem na proporção – 1 parte de resíduos para até 2 partes de material seco. Pronto! 🙂

Quanto tempo posso deixar o Minhocário sem colocar resíduos?

Se for viajar, por exemplo, e ter que deixar o minhocário sem uso, não tem problema!

O sistema pode ficar pode ficar até três meses sem uso, contanto que antes disso você adicione resíduos orgânicos que irão servir de alimento para as minhocas durante este período.

O que pode ser colocado no minhocário caseiro?

– frutas, legumes e verduras,
? – grãos e sementes;
? – saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada;
? – sobras de alimentos cozidos ou estragados (pouca proporção);
? – cascas de ovos;
? – papel toalha, guardanapos de papel, papel de pão, papelão e papel comum
(evite papéis com tinta);
DICA: coloque os resíduos orgânicos em pedaços pequenos, isso contribui
e para acomodar melhor os resíduos e para acelerar o processo de decomposição pelas minhocas.

O que Não deve ser colocado no minhocário caseiro?

– Gorduras em geral;
– Proteína animal;
– Ossos;
– Batatas crua;
– Cascas de frutas cítricas;

– fezes de animais domésticos
– Papeis sanitários;

O que é o Biofertilizante líquido de Minhocário?

O Biofertilizante é um líquido bem concentrado e escuro, sem cheiro ruim. Este é proveniente do processo de decomposição dos resíduos orgânicos dentro do minhocário.  A formação do Biofertilizante se dá pela saturação do composto e escoamento gradual do líquido para a caixa coletora que fica na base do minhocário.

Como utilizar o Biofertilizante líquido?

Utilize o biofertilizante como contribuinte para melhoria nutricional de jardins,  gramados, plantas em vasos e hortas. Deve ser diluído em 10 partes de água para 1 de Biofertilizante.  Pode ser borrifado ou aplicar rega diretamente no solo. Faça aplicações periódicas e não deixe de observar o comportamento das plantas ao longo do tempo. Pelas observações podem ser definida a periodicidade de aplicação.

O que é Húmus?

O húmus de minhoca é o produto resultante da excreção da minhoca, que proporciona melhorias das características físicas, químicas e biológicas do solo favorecendo sua conservação e o desenvolvimento das plantas.

Fonte de consulta: EMBRAPA

Disponível em: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/30814/1/Circular-57.pdf

Quando o Composto (húmus) está pronto?

O composto produzido no minhocário (húmus de minhoca) está pronto quando apresenta de maneira uniforme a coloração escura e odor agradável de terra fresca.

No minhocário caseiro é comum o húmus apresentar algumas resíduos orgânicos muito rígidos que ainda não estão decompostos  por completo como, por exemplo, caroços de manga, sabugos de milhos, cascas de pinhão, casca de abacate.  Isso não impede nem compromete a utilização do mesmo.

Como retirar o Húmus do minhocário?

O húmus pode ser retirado regularmente ou quando há necessidade de liberar espaço na caixa para inserção de novos resíduos. Para retirar o húmus sem tirar as minhocas é preciso expor o minhocário sem a tampa sob o luz do dia. Ao passo que as minhocas vão se enterrando (elas não gostam de luz) deve-se raspar o húmus da superfície aos poucos, dando tempo para as minhocas migrarem em direção à base da caixa.
Repita esse procedimento até a camada de húmus ficar com 5 a 10 cm de altura. Sempre que efetuar a retirada do húmus é preciso deixar esta camada na base da caixa, que servirá de refúgio e área de conforto para as minhocas.

Como utilizar o Húmus do minhocário?

O húmus pode ser utilizado na adubação de todos os tipos de vegetais.  Procure informações mais específicas com relação ao tipo de vegetal que se quer adubar. Normalmente são adicionadas quantidades em torno de 100 a 500 gramas de húmus para a realização de plantios. Para plantas de vasos recomenda-se colocar “punhados” de húmus periodicamente sobre a terra.

Onde colocar seu Minhocário Caseiro?

O Minhocário Caseiro deve estar protegido do sol e da chuva e em local mais arejado possível. Beirais da casa costumam ser locais bons

Evite local com trepidações/vibrações.

Qual a proporção de material seco (serragem) devo utilizar?

A proporção ideal  de material seco em relação aos resíduos orgânicos deve ser algo em torno de 2 partes de material seco para 1 parte de resíduos.

Seja um revendedor do Minhocário Caseiro, e conheça nossa vantagens.